<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6422818757094739375\x26blogName\x3dOversleep+Poker+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://oversleeppoker.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://oversleeppoker.blogspot.com/\x26vt\x3d8283723510977398200', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Main Event WSOP Busted... too soon.
Vegas, Main Event.

Quando voltar para portugal vou falar um pouco sobre toda a experiência, cash games, torneios, a cidade, ambiente etc...

Mas hoje prefiro falar apenas da minha curta participação, a primeira, no main event do WSOP descrevendo a mão onde sou eliminado contra um jogador maníaco...
Penso que é importante fazê-lo de forma a explicar a minha linha de pensamento a quem viu a jogada, já que é uma mão bastante complexa e pode ser definitivamente mal interpretada...


Durante a hora e 50 aproximadamente que estive em jogo jogo bastante LAGgy ... jogando muitas mãos de forma bastante agressiva.
Tirando uma mão onde defendo a BB com Kh6h contra um raise da SB, num flop Kc6c5h... perco com 2 pares contra set de 55, basicamente entrei na mesa sempre com raise, re-raise e a agredir sempre pós-flop.
Pretendia cria uma imagem o mais loose possível e penso que esse objectivo estava a ser cumprido, estando desta forma a subir progressivamente a stack.

Ora esta última mão desenrola-se contra o outro "bully" da mesa, jogador Arménio hyper agressivo, a entrar até no perfil maníaco. Jogava imensas mãos e em praticamente todas em que já existiam raises fazia 3bet. Teve 2 mãos com 4bet e uma com 5bet em que ele faz raise para 300, um jogador mau à esquerda dele faz raise para 1000, outro jogador a seguir 4bet para 2500 e ele 5bet para 8000.
O jogador que faz a 4bet faz fold de KK ... e ele com um pequeno sorriso vai confirmar as cartas...
e eu cm estava ao lado acabo por ver uma Q. Ora, mesmo sendo QQ ou AQ, as melhores mãos possíveis aqui... isto é really really agressive nesta fase do torneio e confirma-me a imagem que eu já tinha dele.
E é então contra este "maníaco" que me envolvo na minha mão final.
Faço raise para 275(neste nível os meus raises alternavam entre 275 e 325) com AdKd e ele (para variar) faz-me re-raise para 700 e há um call.
Ora aqui a minha linha standard com esta mão neste nível contra um unknown seria just call, tenho uma mão forte demais para fazer fold, poderia, legitimamente, fazer re-raise, mas não vejo necessidade neste nível de escalar um pote desta forma e arriscar-me a jogar a mão contra 2 jogadores, sem posição.
Mas neste caso concreto estamos a falar de um jogador específico que já descrevi acima... e aqui, definitivamente obtenho value grande em fazer re-raise já que o range dele é gigante pela forma como ele vinha a jogar.
Faço então 4bet para 3000. Não estou nesta fase minimamente preocupado com o jogador seguinte já que sei que vai fazer fold 90%+ das vezes... e sei que ele também não está preocupado com ele, é uma "carta fora do nosso baralho".
Ele pensa um pouco e faz-me re-raise para 8000. O outro jogador obv faz fold.

Ok... aqui paro para pensar um pouco. Imaginando que tinha seguido esta linha contra outro jogador, como disse, na maioria dos casos não o faria nesta fase, mas imaginando que o fizesse... aqui é um spot para insta muck sem pensar duas vezes, a mão do meu adversário é AA, KK 100% das vezes.
Agora estamos a falar de um jogador completamente diferente, bully, a disputar comigo a "liderança" da mesa e, dando-me ele crédito por thinking player existe uma probabilidade altíssima de pensar que eu sei que ele é mega agressivo e desta forma lhe estar a fazer o re-raise com uma mão média ou marginal.
E por toda a informação que tenho dele, 0 range dele envolve, para além dos óbvios monstros JJ-AA, envolve muitas mais mãos onde me está a fazer playback exactamente por esse pensamento. Pode parecer estranho mas, pelo tipo de jogador, sei que me é capaz de fazer isto com 56s,910s, 77, AQs... well... com um range enorme.
Um dado importante a acrescentar é a minha imagem para ele... ele também sabe que eu sou muito agressivo, e para além disso, após eu ter perdido a mão com 2 pares contra set acabei por jogar as 3/4 mãos seguintes com raises/reraises pré... e ck/raise num flop acertado, isto é, existe este dado adicional ainda, a possibilidade de ele pensar que estou em tilt por ter perdido aquele pot, o que obviamente não era verdade.
Para além disso ele tinha depois deste 5bet para 8000 stack de 18000 para trás isto é, está ainda com a stack inicial aproximadamente o que lhe dava um conforto excelente para fazer uma move destas sem por o torneio em causa.
Believe it or not, este é o único jogador na mesa e talvez, dos últimos 10 torneios que fiz, que sei que é capaz de fazer uma move destas com "air" para me afastar da minha mão, really over aggro player.
Dessa forma decido fazer shove das minhas restantes 16k+/-, sabendo que ele tem odds razoáveis aqui... mas não me impedindo de pensar que a minha fold equity é brutal já que, em torneios, há um factor adicional muito importante que é o stack size, e obviamente, mesmo ele estando a receber odds agradáveis.. não vai jogar para 16k das 18k restantes que tem sem AA ou KK.
Well... infelizmente os maníacos também tem AA... e o resto é história, best hand wins.



Por várias vezes quando ajudo a Mafalda ou o Jomané a nível de abordagem a certos torneios, foco a importância de não fazer overplay a mãos como overpairs, nunca jogar para stack de 200 BB's com apenas um par a não ser em contextos muito específicos contra adversários muito específicos, não fazer overplay e escalar à bruta Top Pair/Top Kicker, não sobrevalorizar AK, JJ, 1010 nas fases iniciais dos torneios com este tipo de estrutura, onde por exemplo não acho que numa estrutura deep fazer re-raise com AK seja algo obrigatório nos 2 primeiros níveis, gosto bem mais de mixar num 50% re-raise/50% just call.
Mas aqui neste spot em que me encontrei, tudo é diferente. Estamos a falar de um contexto muito específico, contra um jogador completamente maníaco, bully, super agressivo.

Quanto à minha jogada...
. É agressivo? Sim.
. É fearless e ballsy? Também.
. Consciência tranquila e voltaria a repetir a jogada neste contexto? Sim.
. Podia ter jogado de forma conservadora e abandonar a mão com 275/700 fichas gastas? Claro, mas não é essa a minha forma de abordar o jogo, neste spot, com estas variáveis, contra este jogador.
. Tomar uma decisão e não a respeitar por estar a jogar um torneio de 10k$? Não seria eu.
. É EV+ fazer 6bet de AKs num early stage de um torneio contra um jogador random? Não, nunca será, muito poucas vezes vou encontrar mãos no meu adversário inferiores a KK,AA, por vezes QQ, AKs.
. É EV+ fazer 6bet de AKs num early stage de um torneio contra este jogador específico, neste contexto específico após a acção que se passou nestas 2 horas de jogo? É, 100% sure. Este jogador vai uma % gigante de vezes fazer fold das suas mãos médias, marginais/playbacks que para mim são uma parte gigante do range dele.
E mesmo que tenha mãos tão fortes como AK, JJ, QQ... vai ser obrigado a fazer fold também, acredito até que, com este tipo de acção, pondere fazer fold de KK. Não estou a fazer shove para entrar numa corrida ou nada que se pareça, estou aqui a pensar que o vou obrigar a fazer fold uma % enorme das vezes.


Para finalizar gostava de deixar a opinião da Annette, minha amiga a quem obviamente descrevi a mão da minha eliminação.
Quando lhe envio mensagem a dizer que acabei de ser eliminado a fazer 6bet AI de AKs ele responde com um "U sicko. :)" ...
Estivemos então depois calmamente sentados a analisar a mão e ela concorda totalmente com toda a minha linha de pensamento contra este villan.
Segundo ela, e concordo, é incrível a quantidade de vezes que esses "playback aggro monkeys" vão fazer insta fold do seu 78s neste spot. Ela é, obviamente uma jogadora bastante agressiva e tem também este problema... well... vantagem, na minha opinião, onde muita gente lhe faz imenso playback baseado no indíce de agressividade dela bastante alto...
"and AK is the absolute nuts against the ranges in those kind of people in these spots".
Ela joga exactamente igual aqui, sendo que apenas faz a 4bet um pouco inferior para dar hipótese ao villan de fazer uma 5bet que lhe deixa ainda mais fichas atrás e de forma a termos uma fold equity maior no shove.
Let's say, se tinha feito o RR para 2500... ele já me poderia fazer 5bet para 6000-6800... e (matematicamente falando... não a nível de stack size) tenho fold equity maior.
Even so, não é problemático porque... é jogar para a stack praticamente toda dele... e isso retira alguma importância a este factor.



Acabei de ver o pokerpt e fico definitivamente triste por ver já alguns comentários depreciativos à minha pessoa, ver pessoas a comentar notícias com o meu nickname etc etc...
Quem me conhece sabe muito bem que sou amigo de toda a gente, não me dou mal com ninguém nem existe nenhuma razão para ter "haters", isto para não falar do facto de sempre ter sido alguém que deu sempre o máximo pela comunidade e pelo poker em Portugal, mesmo com a minha ainda curta "vida de poker". Mas pelos vistos, assim é, tenho haters, fico triste mas é verdade. Felizmente tenho amigos no poker e vou tentar concentrar-me na importância que eles têm para mim e ignorar esses comentários de pessoas cobardes e mesquinhas, algo tão típico neste nosso país.


Obrigado a todos e vou concentrar-me agora totalmente no apoio aos meus amigos Diogo, Jomané e Mafalda e aos restantes tugas em prova.
 
posted by oversleep at 20:29 | Permalink |


17 Comments:


  • At 7 de julho de 2008 às 21:02, Blogger Njdsousa

    Over... Acho que estás a dar demasiada importância a alguns invejosos e fala-baratos que aparecem a efectuar comentários depreciativos no PokerPT!!! Quem não tem a coragem de dar a cara não merece essa tua atenção.

    Sinceramente não concordo com a tua linha de acção naquela mão... mas quem está lá (1º), tem que decidir no momento (2º) e apoia a sua decisão na sua forma de jogar e naquilo que observa (3º) nem sequer deveria dar tantas explicações como tu deste.

    Talvez seja esse o teu pequeno mal: tentas justificar aos outros aquilo que não tens que justificar! Fizeste... está feito!!!

    Parabéns por teres participado! Isso nunca ninguém te irá tirar ;)

     
  • At 7 de julho de 2008 às 21:32, Blogger PavlovDoorman

    Caro Over nunca ouviste dizer que vozes de burro não chegam ao céu?

    Tu como jogador já experimentado estás de consciência tranquila, e é isso que importa. É teres noção do que fizeste, contra quem fizeste e quando fizeste.

    Tudo o resto são balelas...

    Concordo com o Sousa quando diz que tentas explicar muito, sei que faz parte da tua personalidade, mas para tua própria protecção tens de saber dizer não.

    Vê mas é se apareces no Fórum.

    Abraço

     
  • At 7 de julho de 2008 às 22:00, Blogger matrafisco

    "too soon".

    just don't feed the trolls my friend.
    it's a waste...

    abraço

     
  • At 8 de julho de 2008 às 07:56, Blogger Unknown

    Por vezes os maníacos também têm AA...

    Com esta frase, resumes a mão da forma mais simples possível.

    A tua jogada é bastante arriscada, mas tu não foste jogar o Main Event para não correr riscos.

    Em Londres vingas-te.

     
  • At 8 de julho de 2008 às 09:05, Blogger Nuno Tinoco

    Over,
    és um dos melhores jogadores portugueses. Não te podes deixar afectar com críticas porque se essa jogada tivesse corrido bem serias o maior como não correu chovem críticas.
    Aprender a lidar com as críticas faz parte da evolução de um jogador.
    Se tens uma das melhores jogadoras de poker do Mundo a concordar com a tua acção estás preocupado com as outras críticas porquê?
    Aproveita os dias em Vegas e prepara-te para o WSOPE.
    Abraço

     
  • At 8 de julho de 2008 às 09:51, Blogger Ayres

    Over... vou repetir o que disse na poker.pt, não precisas de justificar as opções em demasia. Tens as tuas convicções, e não deves abandona-las por terceiros, isso ira mudar a tua maneira de jogar, agradando a terceiros também... Estando estes a esfregar as mãos de contentes nos "bastidores"... Está feito, feito está.
    Já que estás aí em Vegas com o Jomané, faz uma forçinha para o convençer a por de vez os comentários das notícias associados aos Logins do forúm...
    Penso que já se falou nisso, mas ficou em águas mornas... ;)
    Senão faço uma petição no forum para que esse processo "acelere". :P

    Boa sorte,

    Abraço

     
  • At 8 de julho de 2008 às 10:48, Blogger hencus

    Meu querido foi com muita pena minha que te vi a perder. Gostei da tua explicação, mas não concordo a 100%..depois falamos ;)

    De resto, diverte-te à grande!

    Abraço

     
  • At 8 de julho de 2008 às 14:11, Blogger Fredy

    Não sou ninguem(sou um jogador perdedor) no mundo do poker comparado com as pessoas que já comentaram anteriormente este teu último post mas estou em grande parte de acordo com eles.

    Acho que não tens de explicar a mão como forma de justificação para quem não merece sequer o teu respeito devido ao facto de simplesmente...não te respeitarem.

    Anyway, uma das coisas que eu noto muito neste mundo do poker e principalmente o português é a enorme taxa de basófia que assola muitos jogadores que são exactamente como eu(perdedores) com a diferença de andarem há mais tempo que eu a....PERDER.

    E agora a critica...acho que devias postar mais vezes no teu blog! Q seca! Nem sequer falaste da tua participação no torneio em Espanha. :p

    Quanto ao ME do WSOP..."pah"...venha o WSOPE que isso é passado.

    Obrigado por gastares mto do teu tempo a contribuir para o crescimento do poker em PT.

     
  • At 8 de julho de 2008 às 16:09, Blogger Eman

    Hm.. Dares importância é colocares-te ao mesmo nível que eles.

    Better luck next time!

     
  • At 9 de julho de 2008 às 03:35, Blogger herlander

    GG over.....vão haver muuuuitos mais!

    abraço

     
  • At 9 de julho de 2008 às 04:21, Blogger Arise

    a tua linha de pensamento é perfeitamente aceitavel nesse spot.. se podias ter sido mais conservador quando ainda tinhas mt pra jogar? claro que podias.. mas se tens uma read forte, como era o caso, e sentes que estarás à frente uma enormidade de vezes, só tens é de jogar assim. Seja num solverde ou seja numas wsop. gj.

     
  • At 9 de julho de 2008 às 05:17, Blogger oversleep

    Obrigado pessoal.

    Já passou. Fico triste com esse tipo de comentários, mas tenho que os saber suportar/ignorar.

    Vamos agora todos concentrar-nos em apoiar os restantes meninos em prova... e mostrar que estamos orgulhosos deles!

    GOGOGOGOGOGO DIOGO!
    GOGOGOGOGOGO MAFALDA!
    GOGOGOGOGOGO JOMANÉ!
    GOGOGOGOGOGO DIOGO (TOU A POR DUAS VEZES PORQUE O DIOGO TÁ AO MEU LADO E ME PEDIU!!! :) loool)


    VAMOSSSSS TUGASSS!!!!!!!!

     
  • At 9 de julho de 2008 às 12:10, Blogger Duriel

    Eu acho que jogava a mão igual...

    GG

     
  • At 9 de julho de 2008 às 13:54, Blogger dperfeito

    GG

    Não foste feliz na última mão, mas mediante a tua explicação, não há nada mais a dizer. Só tu estavas lá, só tu tens todas as informações necessárias para tomar a decisão nesse contexto. Estavas à frente do range dele e meteste todas. Unlucky, bateste numa parede. Acontece.
    Foi pena teres saído cedo do torneio, as expectativas eram grandes, mas o poker é assim mesmo.

    Venha o próximo!

    Abraço.

     
  • At 9 de julho de 2008 às 15:50, Blogger NRReis

    Over, porque perdes tempo e dás importância a comentários menos positivos?

    Sobre a mão não quero fazer comentários, mas tal como o ninja tb não concordo a 100% e há várias explicações que te posso dar da minha forma de analisar o spot. Uma delas é que o jogador em causa apesar de maniac pode ter tido a noção que lhe viste a Q e sabia que repetindo o movimento tu irias "caír" na armadilha. Por outro lado mesmo que ele tivesse 55+ não sei até que ponto tinhas interesse em "correr" contra ele, qd aparentemente tens uma mesa de "weak" players que largam KK quando enfrentam uma aposta de 8k preflop.

    No entanto tomaste a tua decisão e está tomada, provávelmente faria o mesmo contra esse gajo. As análises á posteriori e results oriented são sempre bonitas e fáceis de fazer. As reads, as imagens, a dinâmica da mesa é que importa no momento como tu bem sabes. O resto do devias fazer isto ou aquilo... já tou como Sousa, dás explicações a mais!

    Siga para o próximo e continua o bom trabalho que tens feito no poker, e ajudando quem te é mais próximo a evoluir.

    Um grande abraço,

    Reis

     
  • At 10 de julho de 2008 às 04:04, Blogger espanhol

    Over :) eu não sou jogador de torneios (nunca tive grande sucesso por aí) mas não é por isso que vou deixar de dar a minha opinião..

    Entendo e compreendo e aceito a tua jogada dado a tua explicação. Mas na minha opinião não acho que seja a melhor jogada que podes fazer ali.

    Os 10k$ são irrelevantes para a decisão mas o facto de estares num torneio com níveis de 2horas, o facto de teres uma stack razoável e estares no 1º nível, o facto de seres um jogador bom são tudo razões que pendem para o lado do call (ou fold ao 5b).

    É certo que o arménio pode (e vai ter) algumas vezes lixo ou mãos que folda ao teu push, mas também é certo que o range com que faz 5bet é bem diferente do com que faz 3bet.

    Se o gajo tem algum par que não queira largar 99+ (ou o que seja) tu não vais ficar contente com a corrida...

    Num torneio com excelentes características para se jogar pós-flop decidiste apostar tudo pré-flop e para mim foi esse o maior erro (se é que lhe podemos chamar erro).

    para o ano há mais :)

     
  • At 18 de julho de 2008 às 18:11, Blogger Tiago Lopes

    Caro amigo,

    Não sei quem te criticou nem onde, não sei o que disseram, nem quero saber. Porém vou eu também criticar, não só a jogada, mas também toda a tua linha de raciocínio, porque tem muitas falhas imo,. Vá lá, vou tentar fazer o mesmo de forma construtiva ;). Antes disso, como tu bem sabes eu discordo que evitar corridas seja uma boa forma de jogar torneios com grandes fields, embora seja esse o motto geral dos jogadores de torneios em Portugal. Nenhum deles faz a mínima ideia o que são ICMs, nem cEV vs $EV, nem percebe que foldar QQ vs AK(face-up) na 1ª mão é um erro até para o Phil Ivey. Mesmo assim...

    Vou enumerar uma série de razões e defeitos na tua linha de pensamento:

    - Começando, 95% das 5bets que existem em torneios são KK e AA, certo? Eu sei que partes do meu pressuposto. Aí está a primeira razão para a linha + fácil para jogar a mão seja 4bet and shutdown.

    - Segundo baseias todo o teu raciocínio numa read que tens de um jogador com quem tás a jogar há uma hora (120 mãos tops..).

    - Dessa read, pelo que dizes, a única carta que viste foi um Q que conseguiste espreitar nas cartas dele. Isto apenas te indica que ele faz overplay às mãos porque ninguém faz 5bet com QQ/AQ á espera que o outro amigo folde reis.

    - Presumes também algures no meio do teu post que existe um pensamento de 2º nível por parte do teu adversário que te vê como um thinking player bla bla bla. Ao fim de uma hora presumes que ele é um super-bully, que faz overplay de mãos, e que tem um pensamento de 2ºnível? Meh...

    - Outra falha no teu raciocínio é a range do teu adversário. A range dele aqui (e presumindo que ele faz de facto overplay às mãos), é AA, KK, AK, QQ a 100%. 87s e cenas desse género são uma parte marginal da range dele porque ele vai fazer isso tipo 1% das vezes, e 1% de uma parte de corresponde a vá 25% da range dele, é pretty much desprezável (mais, a equity dele com essas mãos não é péssima).

    - Para acabar o raciocínio da Annette é algo ambíguo. Ora então fazemos o 4bet menor, para eles fazerem também o 5bet menor, para haver mais fold-equity, right? Porém se AK é o nuts contra a range dele, não queremos é pôr mais fichas no pot, porque temos...o nuts? Are we bluffing or value shoving?

    Ok, ficou a minha opinião. Não sei se tenho razão, se soubesse olha, tava o jogo resolvido e eu dedicava-me a outra coisa qualquer.

    Bem, estou agora de partida para Vilamoura.

    Até já e um abraço Over!!