<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6422818757094739375\x26blogName\x3dOversleep+Poker+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://oversleeppoker.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://oversleeppoker.blogspot.com/\x26vt\x3d8283723510977398200', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Poker - Easy game?
Não!

Sou da opinião que o poker em Portugal, ou melhor os jogadores em Portugal, sofrem de um problema, um problema básico, se calhar até bastante associado à mentalidade típica e característica dos portugueses, do facilitismo, do esforço mínimo, da tentativa do lucro imediato... bom, o verdadeiro Tuga.

E o problema baseia-se nesta famosa quote que alguém disse outrora:

It's an easy game to learn, but a hard game to master.

Ora, não posso concordar mais com esta frase, aliás, toda a minha postura e atitude perante o jogo se assenta na assimilação desta verdade dogmática.

E é mesmo esse que me parece o problema no jogador típico português (será que este problema é globalizado?). Há hoje em Portugal já um número bastante aceitável de bons e muito bons jogadores, que admiro e sei que só atingiram o nível que têm porque estudaram o jogo e tiveram a noção da complexidade do mesmo, ao contrário dos restantes que sentem que em 10 minutos se sabe jogar poker.

Basicamente as regras deste jogo são extremamente simples e podem ser aprendidas em questão de minutos. Após isso com umas horas de prática, adquirem-se muito facilmente algumas noções básicas a nível de selecção de mãos pré-flop... e pronto, "já se sabe jogar poker".
O ponto do "já sei tudo", chega normalmente quando o jogador descobre o slowplay, que é uma ferramenta que faz a maravilha de nos achar os maiores do mundo quando conseguimos ocultar que tinhamos AA, não ganhamos nada, mas conseguimos que eles não soubessem a mão que tinhamos (dá para perceber aqui que eu acho que o Slowplay é uma ferramenta normalmente muito mal usada não dá?).

Desta forma, sinto que, a maioria dos nossos jogadores entram em fase de estagnação na sua evolução como jogadores já que, muito rapidamente sentem que já sabem tudo, e dessa forma criam 1 barreira que não vão poder superar, um muro (bem alto) que nunca vão ultrapassar... razões óbvias não é? Se já penso que sei tudo... porque aprender mais? Não há nada para aprender, já sei tudo! duhhhh...

Se calhar actualmente tenho esta opinião porque eu próprio tive uma fase (muito curta) em que tive essa "alucinação". Foi à cerca de 11 meses quando apenas com 1 mês e pouco desde que comecei a jogar, ganhei um 4º lugar num torneio que rendeu 650$, ora isto há um ano após jogar à tão pouco tempo foi qualquer coisa entre o brutal e o fantástico! E tive essa alucinação do "eu domino isto!".

Felizmente essa alucinação não durou muito porque lembro-me perfeitamente de uns dias depois andar a navegar em fóruns de poker e ler um ou dois artigos onde fiquei assim tipo: oinh? que? como? porquê? o que é isto? isto existe no poker? hum?
A expressão "Um boi a olhar para um palácio" aplicou-se aqui perfeitamente!

Após ver alguns artigos com noções estratégicas sobre o jogo, cai na realidade e, felizmente, desci até ao nível Zero e disse a mim mesmo: "Este jogo é muito complexo, vou aprender e estudar o máximo que puder sobre ele, eu não sei absolutamente nada sobre ele!"

Desta forma criei as condições para que, a cada dia que passou aprendi algo novo, cada mão jogada, cada vídeo visto, cada artigo ou livro lido, e assim será durante muito tempo.

Muitas pessoas me ouvem constantemente a dizer que não sei nada sobre o jogo, verdadeiramente sinto isso porque sei o que é mais importante que é, sei o que falta saber. Sabendo o que falta saber sei para onde me dirigir e o que fazer, se pensasse que já sabia tudo, não tinha evolução possível à minha frente.

Tal como digo, a maioria dos jogadores não partilha este pensamento e vejo contantemente live e online formas de estar, jogadas, pensamentos que o comprovam: Depois de saber as regras do jogo ( e o slowplay [ok eu páro com o slowplay :)] ) o jogador já pensa que sabe tudo.

Tendo esta filosofia e forma de estar, permito-me a mim mesmo saber que:

Hoje sei mais do que ontem e amanhã saberei mais do que hoje.
 
posted by oversleep at 20:44 | Permalink |


11 Comments:


  • At 19 de junho de 2007 às 23:11, Blogger uhgi

    Excelente post!

     
  • At 20 de junho de 2007 às 00:53, Blogger Ruben "Chambre" Aires

    10 minutos para aprender, uma vida para se tornar um mestre! np(nice post? pk? pk é que o poker e as suas modas não me largam ?? ;\ LOL )


    GB... Great Blog :\.. again...



    oohhhhhhhhhhh mããããããããeeeeeeeeeeeee


    ahaha xD

    Chambre

     
  • At 20 de junho de 2007 às 09:47, Blogger dperfeito

    Bom post!

    No meu blog eu coloquei um texto que provavelmente já leste do King Yao acerca da evolução do jogador de poker:
    The Evolution of the Hold’em Player

    ;)

     
  • At 20 de junho de 2007 às 12:24, Blogger oversleep

    Sim, dperfeito...

    tenho o "Weighing the odds in hold'em poker" onde ele fala disso. :) Nice approach!

    ;)

     
  • At 21 de junho de 2007 às 14:15, Blogger Caesar

    Boa análise...

    Só um reparo, o mal não é dos tugas, é dos jogadores de poker em geral!

    Todos nós passamos por essa fase e ela faz parte da evolução.

    O passo seguinte é perceber o quanto estávamos errados. Claro que há sempre quem não evolua...

    Grande abraço

     
  • At 22 de junho de 2007 às 11:41, Blogger GuyZox

    Muito bom post!

    Verdade nua e crua da realidade deste jogo, e sobre o que vivemos nele.


    continua com o teu excelente blogg/artigos.

    [ ]

     
  • At 22 de junho de 2007 às 16:21, Blogger Lima

    Tá bom o blog. Parabéns.
    Não sei porquê, a minha mulher diz que tu és o meu arqui-inimigo. Provavelmente algum comentário que fiz em alguma vez que joguei contra ti numa mesa. Sinceramente não sei. Mas se ela o diz, é porque é. Como tal um dia destes apanho-te num heads-up final e então vais ser esmagado!! Muahahahahahahaaaaaa
    Torpedo aka Limanima

     
  • At 25 de junho de 2007 às 17:11, Blogger Eman

    nice post :)

     
  • At 26 de junho de 2007 às 19:07, Blogger Duriel

    Só sei que nada sei

     
  • At 28 de junho de 2007 às 03:07, Blogger OverRaider

    Muito Bom post :)

     
  • At 10 de agosto de 2007 às 10:33, Blogger Sérgio

    Viva!
    Aqui há dias descobri o teu blog e apreciei todos os teus posts. Sou um recém entusiasta do Poker.
    Ontem, no Torneio Liga dos Moles fui arrumado numa jogada que de imediato me recordou este post. Fica aqui a HH:

    http://www.pokerhand.org/?1352263

    Até gostava de saber o teu comentário.

    Ambos fizemos SlowPlay. Ele, desde o pre-flop pois tinha AA na mão. Eu, desde o flop/turn quando fico com par/dois pares.

    No River tudo se definiu. Raises até ambos ficarmos em all-in. Eu só o batia se tivesse 77 na mao e eu sabia que só seria batido se ele tivesse AA na mão. Foi o que aconteceu. Mas acho que fiz o que tinha que fazer pois, ainda por cima, ele era a BB. Abraço