<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6422818757094739375\x26blogName\x3dOversleep+Poker+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://oversleeppoker.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://oversleeppoker.blogspot.com/\x26vt\x3d8283723510977398200', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Praga, PCA, tubarões :) e 2009
Hello people...

pois, eu sei, tenho escrito pouco... :( pouco tempo... e, confesso, pouca vontade de escrever.

vou falar um pouco dos dois últimos torneios... não muito... de "peixinhos"... muito... :p e de objectivos para 2009.

EPT Praga

Relativamente a praga, passei ao dia 2 e fiquei a uns míseros 24 ou 25 lugares do $ em 80º +/-. Algo ingrato para um torneio onde sinto que joguei grande parte das minhas mãos mesmo bastante bem. Regra geral tive mesas com jogadores razoáveis/bons.
Por incrível que pareça, apesar dos buyins elevados, uma boa percentagem do field dos ept's são jogadores médios/fracos(excepção feita ao PCA onde comprovei o que esperava, isto é, que teria uma % bastante grande de online "donkamenters"... bem, e certamente ao de Montecarlo).
Tive grandes bluffs for stacks e joguei regra geral bastante agressivo e subindo stack com poucas mãos a chegar a showdown.
Acabei ingloriamente a fazer shove de 44 com uma stack que precisava de "acção" mas que ainda tinha bastante FE ao meu amigo "re-raiser" à minha esquerda quando me faz de novo reraise em posição no botão ao meu raise do cutoff (sendo que estava a fazer isto muito light em várias mãos que vi)... não posso deixar-me bullyzar por este senhor e com a quantidade de vezes que ele está a fazer isto ele vai fazer fold de 80% do range dele... não fará call com menos do que JJ+, AKo, AKs, AQs talvez... dai para baixo praticamente todo o range dele é foldável... vi 109, J10, e um connector qq mais em 3bets dele in pos.
Bahh... cooleraments... tinha KK. :(

Pokerstars Caribean Adventure PCA

Next Ept nas Caraíbas, mais precisamente nas Bahamas no fantástico Resort Atlantis.
É simplesmente um sítio fantástico, um mundo numa pequena ilha "anexa" à ilha principal onde está Nassau, a capital, ilha essa chamada Paradise Island. Penso que seria possível viver o resto da vida sem sair desta ilha... porque simplesmente, tem tudo.
Quanto ao torneio em si... basicamente foi o vazio total. Como todos sabemos custa levar bad beats neste jogo, seja onde for, como for, custa... mas fazer tantas milhas, viagem tão longa para ir para um sítio destes e levar piss@d@sssssss... é... diferente... dói mais.
Resumindo foi um torneio daqueles onde os bons spots não abundam, as mãos também não mas onde nos vamos aguentando à espera que os apareçam os timings certos para puxarmos as fichas para a nossa stack... ora... neste contexto "feio"... sou delapidado ainda mais pelo azar de perder um pote enorme com J10 num flop J10x... com raise grande à bet do villain for value já que é o tipo de menino que paga gutshots, open ended, flush draws, 2nd pairs e underpairs exactamente igual com qualquer bet/raise... e pronto... o Q10 dele vai acabar por sacar uma Q e fazer dois pares superiores, sorte no river ficarmos com 4 cartas para straight o que matou a acção e não me fez perder ainda mais fichas.
Depois disso... continua a minha nice run e perco allin pré-flop AK vs A2... e fico com migalhas na stack... :s

Duro... 2 mãos destas... e a destruição de um torneio.

Pouco depois 99 e obviamente tenho que jogar para as minhas 9 ou 10 bb's... tendo batido contra AA. Obrigado ao amigo do lado que me tira a adrenalina de acreditar nos 2 outs... ao me dizer que tinha A9... :). Não bateu o único 9... que galo. :)

Tirando o torneio e, como tá visto que não me apetece hoje falar muito de mãos, realço algumas tardes na piscina e a receber notícias de Portugal que estavam temperaturas próximas de zero, neve etc... :p eheheh, a excelente festa da pokerstars e last but not least, a experiência única de snorkeling com tubarões a apenas uns metros de distância!!! wowwow!!!
Não vou esquecer essa experiência brevemente, tenho a certeza!
Normalmente em cenas onde a adrenalina está lá, eu estou sempre na linha da frente a fazer call e é muito raro ter medo de fazer algo ou hesitar e pensar "nunca vou conseguir fazer isto"... ora aqui hesitar, hesitar mesmo.
Passo a descrever o contexto.
A viagem de barco+snorkeling consistia em 3 mergulhos para a água, sendo que no primeiro e segundo os instrutores após o briefing, explicação de todos os procedimentos etc. nos deixavam andar em liberdade "total" sendo que apenas não nos podiamos afastar longas distâncias do barco.
Sem dúvida muito bonito o fundo do mar com fauna e flora recheada de interesse.
No segundo mergulho já fomos confrontados com uns "peixinhos simpáticos" chamados barracudas, que por vezes investiam tentando morder, normalmente se vissem objectos prateados.
Ora vi estes bichos simpáticos e não eram assim muito grandes mas depois quando cheguei ao hotel e vi um foto para a posteridade dos mesmo senti-me um pouco, descuidado... digamos, ao andar na água ao lado de bichinhos com uma dentição tão ... agressiva. :)

Foto do bichinho:
http://www.divemagazine.co.uk/news/images/Barracuda2006SRogerson1.jpg

Terceiro mergulho, após pararmos e quando começa o habitual briefing os instrutores mostram menor descontracção e começam a falar de animais selvagens demonstrando de forma incisiva que querem que toda a gente esteja calada e concentrada a ouvir as palavras deles!
Humm... quando num briefing ouvimos: wild animals, byte, shark, always have both hands on the rope, don't splash, only few people at a time will go in e outras coisas apercebemo-nos que... bem... a coisa agora é a sério.
E lá vai o primeiro grupo. Desta vez agarrados a uma corda, juntos, grupo de 15, sendo que o gajo que fica mais longe fica a uns 5 metros do barco... wow scary... longe!!! E voltam passados uns 10 minutos, alguns a tremer, outros com cara de quem passou por experiência única e os mais bravos com um sorriso nos lábios.
Chega a altura do segundo grupo e gera-se aquele problema de "who goes first?" sendo que estava nas mentes de toda a gente que quem fosse em primeiro lugar era quem iria ficar mais longe do barco e consequentemente, acontecendo algo... tipo... esquece... vai tu! :)
Estavamos eu o Caco e o Jo ainda meios "vamos não vamos" num pequeno confronto a tentar "simpaticamente" :) ceder a passagem a um tipo que se começa a rir num óbvio "no way i'm going first" :) e, praticamente forçados lá vamos os 3 artistas tugas em primeiro: o Caco em primeiro (oh well... podiamos ter ficado sem o paparazzi preferido do poker nacional :)), a seguir o Jo e a seguir eu. Bem, ainda não tinha metido na minha cabeça que aquele spot era +EV, mas pronto... ok... não vou desperdiçar um mergulho com tubarões... e um mega adrenalina spot único destes...:) Ainda tento convencer o resto dos tugas, mas tá quieto, estavam no primeiro andar do barco, para não dar mesmo hipótese de serem convencidos à força(lostlucky, phounder, Diogo e João Barb.... seus weaks... :)). Lá vamos nós, durante uns segundos não estava a ver nada... mas quando cheguei praticamente ao fim da corda e olho para trás e vejo o quão longe está o barco(aqueles 5 metros pareciam 50 ... :) ), a coisa começou a assustar um pouco!
Finalmente olho para baixo e wooooooooow... tipo 5/6/8/10... sei lá ou mais... tubarões no meio de uma variedade de peixes que agora já não interessavam para nada... já só via tubarões!!!
É assustador, mesmo, ficas com respeito, muito respeito! A miúda que estava ao meu lado estava a tremer completamente e por momentos passou-me a brilhante ideia: ok, ela vai passar-se, entrar em histeria máxima, começar a bater na água, gerar o caos... e pronto... foi todo... obviamente que aqueles bichinhos simpáticos chamados de TUBARÕES vão vir cá acima "inspecionar" a acção... porque acção = almoço!!! Tipo, ok, se eu morrer no mar das Caraíbas que seja por culpa minha não por causa de alguém que se passou da cabeça.... PLEASE HOLDDDDD!!!
Bem, dito isto, ela não se passou e lá aguentou e foi uma experiência única que aconselho mesmo! É deveras impressionante ver tubarões tão perto, e garanto que não eram pequenos... a determinada altura houve um deles que subiu um pouco e estava já a uns 3 metros de nós, mas por trás das nossas pernas, nomeadamente por trás do Jomané, eu já ia "alertar" quando o instrutor disse, vejam por trás de vocês, está aí um... e o tubarão lá se afasta... fear.
É uma sensação de impotência, tipo, se eles fizerem uma investida, não temos a mínima hipótese, mesmo! Eles nadavam calmamente, muito suvamente... mas, quando "forçavam" ganhavam uma velocidade mesmo impressionante!
No fim quando já estavamos todos no barco o instrutor atirou alguma comida ao mar... e vemos os peixes todos a vir cá acima para comer... e vemos aquela cena tipicamente hollywoodesca onde vemos só a barbatana do tubarão e depois a aparecer os dentes do bicho de boca aberta para comer o que apanhasse à frente! Por razões óbvias... se visse isto antes... não teria ido para a água... :) ... acho que ninguém! loool



2009

Por esta altura toda a gente faz planos para o novo ano, e no mundo do poker não é excepção.
Entre planos de comprar relógios de highstaker( :) ), carros à estrela de hollywood, ficar milionários, criar bankrolls de 6/7 dígitos ou passar a jogar No Limit 500 mansões / 1000 iates, cada um à sua maneira estabelece os seus objectivos, uns mais objectivos outros mais irreais... mas sonhar é bom já que os sonhos comandam a vida. :)
Eu acho que, a este nível prefiro olhar para 2008 e pensar no que fiz bem e no que fiz mal.
As várias coisas que fiz bem e muito bem vou manter obviamente e nem sequer vou gastar bastante tempo a enunciá-las ou a debruçar-me sobre elas. "Equipa que ganha não se mexe".
Cheguei a um limite que há uns tempos atrás era uma "miragem" e agora é uma realidade, nl1000, sendo que mantenho uma política bastante restrita de withdraws mensais e, desta forma, só posso estar satisfeito por isso.
Em certas alturas disse a mim mesmo que este seria o limite mais alto que alguma vez jogaria, mas actualmente, sinceramente, mudei um pouco isso e não excluo a possibilidade de subir mais 2 limites, sendo que, aí sim, penso que não "me apetece" ir mais além a nível de limites jogados em cash games... it's high enough.


Quanto aos meus "erros", tenho-os bem identificados e é sobre eles que me devo debruçar, corrigi-los e eliminá-los.

. Jogar menos tempo de madrugada e mais tempo durante o dia; Isto para mim tem todas as vantagens do mundo:
- De noite normalmente a qualidade do jogo decresce, menor concentração, corpo e mente mais cansados;
- Vida bastante mais saudável acordando de manhã do que acordar depois de almoço(ou mais tarde);
- As poucas vezes que joguei em modo "I don't care" foram sempre de madrugada;
. Não desperdiçar tempo com inutilidades e ganhar disciplina a vários níveis; Considero um privilégio fazer algo que gosto a tempo inteiro e sentir que faço bem o que faço. Sendo assim, é uma verdadeira estupidez "aproveitar-me" desse privilégio que conquistei por mérito próprio e agora que cheguei a esse ponto, "desleixar-me" um pouco por vezes e não "trabalhar" tanto quanto devia/podia! Devido a várias razões, em 2008 tive vários períodos de "indisciplina" e onde não me dediquei tanto tempo quanto devia ao meu jogo, tendo passado várias fases onde praticamente não joguei etc... Isto não quer dizer que tenha que jogar 80 horas por semana, mas quer dizer que devo incutir horários, disciplina e métodos mais rígidos em tudo o que faço no poker. Se o fizer, outras coisas na minha vida ficaram mais facilitadas e a qualidade dos resultados, nomeadamente online vai subir exponencialmente;


Quanto a 2009, uma pequena lista de linhas mestras:


. Jogar mínimo 30k hands por mês em NL500 e NL1000 nos primeiros meses do ano;
. Focar-me bastante mais em jogar cash games e menos em torneios(online); Actualmente, apesar de gostar imenso de torneios online, desde que cheguei a NL500+ os poucos dias que fiz multitable de torneios deram para perceber que já não tenho o mesmo tipo de concentração/motivação porque paralelamente na minha cabeça está a ideia de que consigo muito maior profit a jogar os limites actuais de cash do que a jogar torneios online, dendo que normalmente apenas os prémios mais altos dos torneios "habituais" correspondem a valores interessantes comparando com os valores que as sessões de cash nestes limites atingem e basta depois pensar nas horas gastas em torneios comparando com cash... não compensa;
. Nos poucos torneios online que jogar, fazer uma boa selecção de torneios online e jogar A-game, max focus, fazer alguns vídeos(uma boa forma de gerar concentração extra para mim);
. Voltar a escrever no pokerpt voltando ao convívio "escrito" com muitos dos amigos que o poker me trouxe, sendo que sinto que posso ajudar e ser ajudado;
. Integrar mesas de nl2000 progressivamente quando a br online se aproximar de 40 buyins e subir definitivamente com 60 buyins;
. Objectivos de resultados & profit? ficam para mim! :)
. Isto que vou dizer pode soar algo estranho... mas, durante este ano tive um tipo de evolução muito grande que penso que não teria se continuasse com o tipo de "focus total" na teoria que tive no primeiro ano e meio(e que obviamente foi fundamental); Penso que o meu jogo evoluiu imenso sendo que o número total de mãos jogadas e todas as experiências pelas quais passei online e live tornaram-me num jogador muito mais evoluído. Concentrei-me muito mais no desenvolvimento de reading skills que não estão nos livros, evoluí muito no factor "momentum", no feeling, no subir o "jogar os jogadores" aos níveis seguintes e passado esse tempo tenho actualmente graus de confiança muito superiores que, se estivesse imensamente enbrenhado na "teoria"... sei que não teria.
É algo confuso o que estou a dizer... é algo que sinto mas tenho alguma dificuldade em explicar, sinceramente. Desta forma, parece-me que agora é um bom momento para voltar à parte teórica, matemática, estratégica mas de forma mais profunda... talvez seja um pouco o confronto entre o mundo "científico" e o mundo "não científico" no poker... e uma tentativa de perfeita conjunção dos dois;
. Jogar 6/7 grandes torneios live durante o ano(EPT Montecarlo, WSOP Main Event e + 1 ou 2 side events e mais alguns EPT's);
. Manter as coisas boas de 2008 e corrigir os erros identificados;




Novo ano, espero que todos vocês se encham de sucessos pessoais, profissionais e/ou poker related e acima de tudo, o mais importante, que sejam felizes, já que tudo o resto virá por acréscimo. :)


See u... bom 2009 para todos.
 
posted by oversleep at 20:48 | Permalink |


4 Comments:


  • At 14 de janeiro de 2009 às 18:02, Blogger fsleite

    "Nao me apetece escrever"... Se te apetessesse isto ia ficar parecido com Os Lusíadas... :)

    Bom post e espero que objectivos mais sonhos se concretizem "à bruta"!

    Abraço

     
  • At 14 de janeiro de 2009 às 18:33, Blogger Caesar

    Dizer nice post não é mais do que um copy/paste dos comentários anteriores, porque uma vez mais este post está ao nível de sempre!

    Bom relato do PCA vacations!! :))

    Bom ano de 2009 com a continuação de uma evolução sustentada como provaste ser capaz até este momento!

    Abraço
    Caesar

     
  • At 14 de janeiro de 2009 às 18:57, Blogger Boban

    Mais um excelente post. Gostei muito de ler isto "Voltar a escrever no pokerpt voltando ao convívio "escrito" com muitos dos amigos que o poker me trouxe, sendo que sinto que posso ajudar e ser ajudado;".
    Um 2009 em grande.
    Abraço

     
  • At 17 de janeiro de 2009 às 16:31, Blogger Tacuara

    Pelo pouco que ia sendo relatado pelo Caco, dava-me a ideia de que o EPT Praga podia ser o teu torneio, tavas a tomar decisões muito boas. Infelizmente aquela jogada não correu bem..paciência!

    Quanto ao PCA, realmente incrivel, há dias em que tudo corre mal...

    Tubarões? Só de ler já foi algo aterrador!

    É de saudar que voltes ao fórum do PokerPT, serás sem dúvida uma mais valia na discussão de determinadas jogadas.

    Bom ano!