<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6422818757094739375\x26blogName\x3dOversleep+Poker+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://oversleeppoker.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://oversleeppoker.blogspot.com/\x26vt\x3d8283723510977398200', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Azar? Não. Variância! (& Part2: objectivos)
Tenho na última semana estado um pouco mais afastado do poker e jogado menos.

Tenho utilizado esse tempo para descansar um pouco e no que trata ao poker, tirando alguns torneios para descontrair, tenho "pensado mais poker" do que realmente jogado.

Esta semana de descanso vem em boa altura já que, o fim do mês de Julho teve uma sequência de 4/5 dias daqueles que normalmente tiltam jogadores, daqueles que fazem partir teclados ou daqueles que fazem perdem bancas inteiras em 2/3 sessões. Esses dias de certa forma ofuscaram um pouco todo o mês fantástico que estava a ter na subida para NL400.

Ora, felizmente para mim, nada disso aconteceu, não tiltei, não parti teclados nem destrui a banca.

Pensei em colocar aqui algumas dessas mãos (que seria positivo no sentido de demonstrar e reforçar algo que insisto bastante, que é a gestão de banca... e o que é a variância, a facilidade com que se podem perder 4/5 ou mais buyins sem ter cometido um único erro... e os problemas que isso pode trazer se não houver uma banca apropriada para contornar a variância), mas já passaram alguns dias e não tenho neste momento aqui no portátil essas mãos, fica prometido para a próxima badrun (espero que demore :) ).

Entre outras nestes 4/5 dias perdi mãos que individualmente são perfeitamente normais, mas que, encaradas no ponto de vista de um período relativamente próximo, são difíceis de engolir... até pelo jogador mais disciplinado.

Como exemplos nestes 4/5 dias tenho a assinalar:
. Pelo menos 5/6 vezes que perdi com set over set;
. AA raises/re-raises/allin pré-flop 2 vezes que perco contra QQ e outro contra KK;
. AA allin em ragged flop (cartas baixas abaixo de 8) contra 1010... 10 no turn e perco;
. J10 board JJ55, raise, re-raise, allin no turn... contra um KK... K no river, perco;
. Perco com 2º nuts pelo menos 3 vezes... 2 com 2º flush e uma com top full house contra poker;
. KK, flop Kxx, top set no flop... perco contra runner runner ROYAL... sim... ROYAL STRAIGHT FLUSH!

Bom, uma sequência de coolers e bad beats que... como digo... poderiam ter danos graves na banca de um jogador que se deixasse tiltar seriamente.

Passei algum tempo a analisar as mãos desses dias... e tirando alguns erros menores, não encontrei nada grave a assinalar, não posso dizer que joguei mal e, a frio, qualquer um desses potes grandes, teria jogado da mesma forma.

Sinto-me bastante contente porque consegui encarar e superar esta fase má de uma forma até algo surpreendente e por ter conseguido ter a disciplina para descer de limite.
Desta forma defini que no mês de agosto deixaria as mesas de NL400 (andava a jogar NL400 e NL200), e voltaria a jogar apenas NL200 e até algumas mesas de NL100.
E em Setembro voltarei às mesas de NL400/NL200 como nos últimos tempos.

Ter um plano é sempre importante, por isso faço sempre questão de ter objectivos em mente... e não apenas me deixar levar pela corrente.

Aproveitando para falar um pouco sobre objectivos para os próximos tempos.

Numa pequena retrospectiva relativamente a cash games, a minha incursão mais séria em cash games aconteceu em final de Março e foi extremamente positivo desde ai, melhor do que eu esperava tendo tido uma subida bastante rápida, tendo começado em Abril com NL50, e em cada mês tendo subido um limite paralelamente à banca apropriada para esse limite. Abril NL50, Maio NL100, Junho NL200 e Julho NL400/NL200.
Consegui adaptar-me bem às diferenças de nível dos adversários e ao diferente tipo de jogo em cada limite, jogando o jogo mais apropriado para cada tipo de jogador/limite.
Vejo que sou um jogador completamente diferente ao entrar numa mesa de NL100 do jogador que entra numa mesa de NL400... por exemplo em NL100 jogo de uma forma muito menos complexa, muito mais ABC poker, mais básica, subindo as value bets, diminuindo a percentagem de bluffs e semi-bluffs, jogando um pouco mais tight... Jogo completamente diferente de NL400 onde jogo bastante mais loose, mais tricky, range de re-raise pre bem mais alargado incluindo mtas vezes mãos especulativas, um jogo muito mais complexo, com constantes incursões a 2nd and 3rd level thinking, com mais 3bets, mais resteals, pot control mais cuidado... etc...
Penso que é uma das bases para estas subidas terem sido bem sucedidas é o facto de jogar à medida dos adversários quer pelos dados que tenho deles (Stats e notas) que pela dinâmica da mesa e tipo de jogo jogado em cada limite/mesa.


Desta forma, os objectivos:

. Como dito acima o mês de agosto actual será para voltar a solidificar a banca para NL400;

. Agosto a Outubro será um período bastante ocupado com o arranque da academia do poker e torneios live, EPEC algarve, Barcelona satelites EPT e Irish Poker Tournament na Irlanda.

. Desta forma a nível de cash games os próximos tempos não serão de disponibilidade total, mas de qualquer das formas tenho como objectivo voltar a NL400 em Setembro, para meio de outubro aproximadamente subir para NL600 e para início de 2008 entrar em NL1000, são essas as metas a atingir, obviamente com as bancas apropriadas para cada limite;

. Academia do Poker: O objectivo aqui resume-se para mim pessoalmente a uma só palavra: AJUDAR!

. A nível de torneios online tomei também algumas medidas no sentido de evoluir em frente, noto que nos últimos tempos tenho jogado torneios com muita pouca concentração e com alguma displicência... ao contrário do que me é habitual.
Talvez pelo foco bastante grande que estou a ter em cash games. Mas definitivamente não quero descurar torneios porque é aqui que está a minha grande paixão, a nível de poker. Contudo os próximos tempos estão algo complicados a nível de disponibilidade, mas de qualquer das formas estarão certamente incluidos no meu schedule diário sempre alguns torneios.
Sem entrar em grandes detalhes, tomei algumas medidas relativamente a eliminar um dos focos de desconcentração maior aquando de jogar torneios, e certamente nos próximos tempos a concentração máxima voltará.


And that's all folks...
Gestão de banca... Pensem na gestão de banca... o exemplo que referi acima... se a gestão de banca não fosse uma realidade no meu jogo... possivelmente... "tinha ido todo"! ;)


Guyzox... menção especial para ti... :D Desculpa demorar tanto a escrever este!
(para que todos saibam... este senhor todos os dias de manhã dá-me porrada pelo msn por ainda não ter um post novo no blog! ahah! ahah!)


GL @ the tables. ;)
 
posted by oversleep at 16:33 | Permalink |


2 Comments:


  • At 20 de agosto de 2007 às 15:59, Blogger Horneteer

    Boas,
    Parabéns pelo blog, bons posts!
    Quanto a este em particular, acho que seria útil se incluísses alguns dados, por exemplo: o winrate com que estavas nesse nível, o nº de mãos que durou o downswing, e a 'dureza', ou seja, quantos buyins...
    Desceste de nível porque já não tinhas banca suficiente para aquele nível, ou foi para recuperar confiança?
    As respostas talvez ajudem a preparar-me para quando chegar a minha vez ;)

     
  • At 20 de agosto de 2007 às 21:19, Blogger oversleep

    Olá.

    Não tenho aqui comigo nenhum desses dados, estou no portatil e não tenho cá isso comigo.
    Por isso não te posso agora dar respostas muito esclarecedoras.
    Este período demorou cerca de 4/5 dias e andará aproximadamente numas 5k a 8k mãos.
    Penso que foram cerca de 5 buyins aproximadamente.
    Desci pelos 2 motivos que falas, a banca deixou de estar estável para esse limite e para além disso nada melhor do que recuperar a confiança do que voltar a jogar algumas mãos num limite menos "violento"... e onde sabes que podes recuperar com grande facilidade e voltar a solidificar a banca para seguires o teu percurso.

    Felizmente é isso que está a acontecer, o mês, apesar de estar a jogar pouco, está a decorrer bastante bem, e é uma certeza que no início de outubro voltarei a nl400, como previsto. Estou neste momento já em condições para o fazer, mas vou manter até ao fim do mês baseado nos propósitos que defini.

    Quanto a preparação para quando chegar a tua vez... o importante é não tiltar e não cometer erros muito naturais, que eu felizmente consegui afastar-me deles. Analisando esse pequeno mau período penso que foi superado com 1 disciplina grande, o que, nestas alturas é algo complexo.

    Exemplos desses possíveis erros nestas alturas:
    . Subir de limite para recuperar perdas;
    . Começar a jogar de forma diferente do que jogamos normalmente (exemplo jogar mais mãos em situaçoes más);
    . Jogar tempo demais;
    . Não analisar as mãos para detectar possíveis (e naturais) falhas;


    Espero ter ajudado qq coisa. ;)

    Boa sorte.